Estava eu procurando o significado do NATAL pela internet a fora, afim de obter informações sobre essa data comemorativa... Então, nascimento de Cristo né? Bom, eu realmente nunca acreditei que Cristo havia nascido no dia 25 de Dezembro de sei lá que ano, então encontrei uns textos, e vou apresentar-lhes now!
O primeiro texto eu retirei da revista Galileu Online de Fevereiro de 2007:
Histórias de Natal
A data é comemorada por diferentes civilizações há mais de 4 mil anos
Dezembro chegou e o espírito natalino está por todo lado - se você tiver coragem, pare a leitura agora e vá ao shopping center mais próximo para sentir o drama. Mas o importante é lembrar que o Natal não serve apenas para dizimar seu 13º salário. A data é um dos momentos mais importantes do ano para diversas religiões.
A tradição começou há cerca de 4 mil anos, quando egípcios e alguns europeus passaram a celebrar o solstício de inverno, ou o "renascimento do Sol", sempre no final de dezembro. Na mesma época do ano, os romanos realizavam a Saturnalia, festa em nome do Deus da Abundância, em que teria começado a tradição da troca de presentes.
Somente no século 4, o Papa Júlio 1º determinou o 25 de dezembro como o aniversário de Jesus Cristo.
A partir daí, várias lendas e costumes começaram a pipocar pelo planeta.
Na Alemanha do século 15, a tradição romana da árvore de Natal foi resgatada e depois disseminada.
Já o Papai Noel é uma evolução do culto a São Nicolau. Velho costume dos holandeses, ele foi trazido às Américas por imigrantes. Chamado de Sinter Klaas na Europa, foi rebatizado de Santa Claus nos EUA.
Outra figura lendária é uma velha senhora que distribui presentes na noite de Natal. Na Itália, ela é chamada de La Befana. Na Rússia, ela é a simpática Baboushka. Já na Escandinávia, um gnomo é o responsável pela alegria das crianças: o barbudo Tomte. Tomara que eles não esqueçam dos seus presentes...
Já o segundo texto eu retirei do Wikipedia sobre a Data de Nascimento de Cristo
A data de nascimento de Jesus é muito discutida. Devido a falhas do calendário há quem diga que Jesus teria nascido por volta do ano 6 d.C. . Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes isto coloca-nos numa data anterior a 4 a.C..
Outra ajuda que temos para facilitar a localização da data do nascimento de Jesus foi que este ocorreu a quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento.
Os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos, o que se tornou numa valiosa ajuda na localização temporal dos factos, uma vez que ocorreu exactamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C..
Entretanto, os Judeus tomaram providência no sentido de dificultar qualquer tentativa por parte dos ocupantes em contar o seu povo, pelo que, segundo a história, nas terras judaicas este recenseamento ocorrera um ano depois do restante império romano, ou seja no ano 7 a.C.. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7 a.C..
Outros factos também ajudam a estimar a data exata. Conforme é relatado pelos textos bíblicos, no dia seguinte ao nascimento de Jesus, José fez o recenseamento da sua família, e um dia depois, Maria enviou uma mensagem a Isabel relatando o acontecimento.
A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registos locais, no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11. Logo Jesus teria nascido algures depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..
Então meus caros, Natal não é exatamente o nascimento de Cristo, foi um papa louco que decidiu assim... as vezes eu acho que esses papas pensam que são DEUS... u.u
De qualquer forma o Natal é uma data muito bonita, junção de diversas crenças e costumes... e então ainda assim: VIVA O NATAL DO CAPITALISMO, MUITOS PRESENTE FOR ME *-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário